Leitores de RSS

14 mar

  É cada vez maior o número de pessoas que busca diariamente se informar por sites e blogs. Diante de tantos portais e notícias a tecnologia RSS, que permite acompanhar diferentes sites sem necessariamente acessá-los, tem sido uma boa solução para quem quer se manter atualizado e filtrar as informações de seu interesse. Para isso basta o site possuir feed RSS e através de um leitor ou agrupador, como são conhecidos esses programas, o internauta poderá ver as manchetes e acessar somente os links de sua preferência.

  Dois dos mais conhecidos leitores de RSS são o Feed Reader e o Google Reader. Ambos possuem ferramentas simples que permitem a inscrição de vários canais. O Feed Reader é um programa que pode ser baixado gratuitamente, com a opção do idioma português. Para funcionar basta estar instalado em um computador que esteja conectado à internet. As atualizações são avisadas em pequenas janelas no canto inferior da tela e com sinais sonoros, o que facilita o usuário que não precisa ficar com a tela aberta para receber as atualizações.

  Para utilizar o Google Reader não é preciso fazer download de nenhum programa, basta o usuário ter uma conta no gmail e poderá usar o serviço, que também é gratuito. Sua vantagem é que ele possibilita compartilhar seus feeds com amigos, além de indicar outros portais compatíveis com os assuntos dos sites já inscritos e poder marcar seus favoritos.

  Os dois leitores são fáceis e até mesmo quem começou a utilizá-los há pouco tempo, logo aprende as ferramentas e possibilidades que cada um oferece. O lado negativo é que ambos mostram diversas atualizações, o que às vezes torna difícil garimpar as notícias de maior relevância. O que pesou em minha escolha ao decidir qual seria melhor, foi o fato de que o Feed Reader por ser um leitor de desktop só funciona no computador em que foi instalado, enquanto o Google Reader pode ser acessado de qualquer lugar, gerando maior mobilidade e segurança, já que você não corre o risco de perder seus links caso aconteça algo com seu computador.

  Se estar informado e antenado aos acontecimentos do mundo é cada vez mais fácil e acessível, para os jornalistas isso não só é bom como fundamental, o que torna os leitores de RSS instrumentos essenciais para facilitar o alcance ás notícias e agilizar o trabalho. A verdade é que após me habituar aos leitores de feeds, a pergunta que ficou em minha cabeça foi: Porque eu não usava isso antes?.

Uma resposta to “Leitores de RSS”

  1. Daniela 22 de março de 2011 às 12:48 pm #

    Ei, Camila,
    adorei seu post. Achei que ele cumpriu exatamente com o propósito do exercício, que era o de vocês conhecerem os aplicativos para saber se eles cabem ou não na rotina de quem faz comunicação.
    Um abraço,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: