Jornalismo Colaborativo – O Globo

20 maio

Embora a definição de jornalismo colaborativo pareça ser evidente e de fácil compreensão, ao analisar os veículos de informação que aderiram a essa proposta é possível notar não uma, mas uma série de possibilidades de participação que se estendem às pessoas que não pertencem necessariamente a área jornalística. Jornalismo colaborativo pode ser compreendido como a participação do leitor, usuário, ou público em geral, que incrementa uma reportagem com fotos, contatos, informações, e até mesmo a realização de uma matéria.

O Jornalismo Colaborativo está cada vez mais presente nas mídias, promovendo a participação do público, na maioria das vezes incentivada com a máxima “você faz a notícia”. Na internet, que proporciona fácil interação do usuário com o site, a proposta do leitor participar ativamente da narração dos fatos ganha cada vez mais espaço, e já pode ser vista em grandes portais jornalísticos como: The New York Times, Estadão e O Globo.

O portal “O Globo” oferece uma seção denominada “Eu-Repórter”, no qual os usuários cadastrados podem enviar textos, fotos, vídeos e áudios para serem publicadas não só no site, como também nas redes sociais e nos jornais impressos “O Globo”, “Extra”, “Expresso” e “Diário de São Paulo”. Antes de ser aprovado, o material enviado pelos internautas é revisado por editores, para garantir que esteja de acordo com a política do jornal. Apesar da publicação levar a assinatura do colaborador, antes de ser divulgada o autor deve concordar com o Termo de Compromisso e Cessão de Direitos Autorais do jornal.

Além do site, os conteúdos enviados pelos seguidores do Twitter e Facebook ajudam na cobertura das reportagens. Os leitores também podem baixar o aplicativo “Eu-Repórter” para celulares, disponibilizado gratuitamente no próprio portal, para ganhar mais agilidade no envio de materiais de um aparelho para o site. De acordo com o portal, durante as chuvas que assolaram municípios da Região Serrana do Rio, a seção de jornalismo participativo do site do Globo utilizou 162 fotos, 58 relatos e 6 vídeos de internautas, num total de 225 contribuições em uma semana, com uma média de 32 mensagens por dia.

O jornalismo colaborativo, se realizado com responsabilidade na apuração e publicação dos fatos com veracidade, pode servir como uma importante ferramenta de auxílio para os jornalistas. Além de agilizar na divulgação de notícias, a participação de pessoas que puderam presenciar determinado acontecimento, pode garantir uma maior cobertura sobre o fato ocorrido e um maior número de informações.

Veja mais em:
Dzaí – Diários Associados
webRepórter – O Tempo
O Globo – Jornalismo participativo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: