Programa de Criança

28 maio

A Refinaria Gabriel Passos (Regap), pertencente à Petrobras, está localizada na divisa dos municípios entre Betim e Ibirité. Se preocupando com a condição de vida de crianças e adultos que vivem no entorno da refinaria, a Regap busca desenvolver projetos sociais para beneficiar a comunidade. Um deles é o “Programa de Criança”, existente desde 1989.

De acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Márcia Diniz Saraiva, o Programa de Criança busca promover a inclusão social de crianças de 7 a 14 anos, através de atividades artísticas e lúdicas, além de oferecer apoio social e psicológico no resgate da auto-estima e na construção da cidadania. No início de cada ano é realizada uma seleção para escolher os estudantes que irão participar do programa. As escolas da região indicam alunos, e uma equipe vai à casa de cada criança para conhecer as famílias e levantar o perfil social de cada uma.

No projeto são realizadas oficinas de orientação, musicalização, brincadeiras, excursões ao cinema, teatro, festas comemorativas, além de uma exposição no segundo semestre com os trabalhos artísticos produzidos pelas crianças. “O programa é muito importante, pois oferece oportunidades de lazer, como piscina, festas, práticas esportivas, que aqui na comunidade as crianças não encontrariam”, afirma a coordenadora do projeto.

Além disso, o programa realiza também um trabalho complementar ao da escola, que tem como objetivo contribuir para o processo educativo e aumentar o desempenho escolar dos alunos. “Trabalhamos tanto o lado socioeducativo, como o socioafetivo das crianças”, ressalta Alessandra Márcia Diniz Saraiva.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: